MASTER CLASS DE EDUCAÇÃO MUSICAL – MÉTODO HULLABALOO


A AMUSIC/RN,  realizou nesse dia 13 de janeiro 2011, um Master Class de Educação Musical, com a professora, flautista, pesquisadora Kadna Cordeiro, criadora do método HULLABALOO.  Esse método é uma proposta de educação musical, que tem como parâmetro a pedagogia do som, que utiliza a música como meio de  aprendizagem, conhecimento e respeito as várias culturas, além de despertar vocações. Tem na improvisação, criatividade e experimentos a sua sustentação, onde  promove a educação musical através da composição de peças musicais e confecção de instrumentos, a partir de materiais reaproveitados.O método HULLABALOO, foi desenvolvido pela professora Kadna, quando a mesma lecionava  aulas programadas de flauta para seus alunos em Londres Inglaterra, cidade onde morou, estudou e trabalhou durante 20 anos.

A professora Kadna Cordeiro é potiguar de Natal. Flautista formada pela UFPB e mestre em educação pela Midllesex Universit, Londres. Estudou Guildhall School of Music Drama também em Londres, onde também fundou e regeu a orquestra de flautas TOOT Brasil.

Aos 19 anos já era professora concursada da Universidade Federal de Santa Maria-RS, no curso de flauta. De volta ao Brasil em 2002, tem se dedicado ao projeto HULLABALOO de educação musical, com trabalhos em escolas, universidades, empresas e entidades socioculturais sem fins econômicos.

Além de já ter tocado com a Filarmônica de Cruzeta em algumas ocasiões a  Kadna, já ministrou em 2006, uma oficina com a participação de 80 alunos da escola de música, quando teve a oportunidade de nos apresentar toda grandeza e eficácia do seu HALLABALOO ( nome que significa algazarra em português ) na nossa instituição, da qual se diz  parceira, divulgadora e apreciadora do trabalho desenvolvido pela AMUSIC em Cruzeta e região.

A presença de Kadna em Cruzeta foi acompanhada pelo técnico em elaboração de projetos e ex- diretor da AMUSIC Giuzélio Lobato de Melo, o qual veio com o propósito de desenvolver um projeto de capacitação em educação musical para professores de música que será enviado para o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, com o propósito de formar professores para atuar em escolas da região do seridó, visando capacitar e gerar mão de obra, na perspectiva da abertura de mercado, que resultará da  aplicação da lei federal, que restabelece o ensino musical no currículo escolar das escolas brasileiras, extinto desde os anos 60.

O máster Class, contou com a presença de cerca de 50 participantes, todos integrantes da Filarmônica de Cruzeta e foi mais uma das programações da comemoração dos 25 anos da nossa filarmônica.

Kadna retornou hoje para Natal de onde desenvolverá alguns trabalhos e retornará para a cidade do Recife onde mora atualmente e leciona em importantes escolas daquela capital e retornará em breve a Cruzeta para uma oficina de confecção de instrumentos.

Agradecemos aqui a nossa querida amiga e  parceira, pelo gesto de boa vontade em colaborar com o nosso trabalho, estendendo da mesma forma essa gratidão a Giuzélio Lobato, também parceiro e amigo de todas as horas.

Magna Dantas- Coordenadora institucional da AMUSIC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: